quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dojo-Kun - 道場訓


É o conjunto de cinco preceitos (kun - 訓) que são normalmente recitados no começo e no fim das aulas de Karatê no dojo - 道場 (local de treinamento). Estes preceitos representam os ideais filosóficos do Karatê e são atribuídos a um grande mestre da arte do século XVIII, chamado Tode Sakugawa.
Abaixo está o "Kokoro" Shobukan é como ele está no Hombu Dojo Shobukan em Okinawa, no Japão. "Kokoro" pode significar "instruções",
"preceitos", ou "virtudes", que os membros devem se esforça para seguir.



Trabalhe duramente para forjar técnicas apropriadas de Karatê, treine o corpo e ocupe-se sempre cultivando um caráter completo;

Construa um espírito forte e trabalhe duramente para ser capaz de controlar-se em situação de grande dificuldade;

Mostre respeito para com os mais velhos e oriente amavelmente os mais novos;

Nunca diga palavras ou comportamento impróprio, isto danificaria a honra do Karatê;

Tenha sempre orgulho de ser Karatê-Ka, nunca permita que seja levado pelo impulso da fúria, sempre analisando as atitudes drásticas e transformá-las em comportamento correto.

2 comentários:

Anônimo disse...

PS: postei como anônimo pq me enrolei todo na hora de me cadastrar no Blog...

Sou o Orion Santos, treino Gojuryu a 18 anos com o Kyoshi Morihiro Yamauchi.

Unknown disse...

Acho que o dojo kun é uma bela forma de mostrar que karate é uma arte e tambem uma cultura.
Tenho muito orgulho de ser karateca e vejo meus seiseis Josiane,Walmir e Clemilson como grandiosos mestres e como um espelho pois desejo um dia chegar onde eles chegarm ou ir mais alem.

By:Rayhane Faixa Amarela